Podcast Aptare

T4 - E2: Mi casa, su casa, literalmente: vivendo em comunidade

November 14, 2019

A moradia compartilhada começa a ganhar a atenção da geração 60+. Os chamados cohousing, condomínios exclusivos para idosos, se tornaram uma opção atraente para proporcionar maior interação social, construção de uma rede de apoio e redução de custos pelo compartilhamento de recursos comuns. Há também o coliving, ou seja, o compartilhamento de uma mesma casa por moradores 60+.

Parece simples, mas não é. Muito antes de se comprar o terreno e começar a construir, quem se interessa por esse conceito de moradia precisa entender que ele vai muito além de uma casa. Ele envolve um estilo de vida e a construção de uma comunidade.

Para discutir o tema, o programa recebe Lilian Avivia Lubochinski, arquiteta e urbanista estudiosa das soluções arquitetônicas para o tempo da velhice, e Bento da Costa Carvalho Júnior, professor aposentado da área de engenharia da Unicamp, ex-diretor da Associação de Docentes da Unicamp e atual membro da Diretoria da Associação de Moradores da Cohousing Sênior Vila ConViver.