Podcast Aptare

T4 - E1: Daqui não saio – quero ficar na minha casa, é possível?

November 7, 2019

O Estatuto do Idoso assegura às pessoas com mais de 60 anos o direito a "moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada”. Mas para muitos idosos, a questão que se coloca é qual a melhor forma de exercer este direito. Afinal, a vida pode mudar por vários motivos: a saída dos filhos da casa, viuvez, aposentadoria, sensação de solidão.

Por isso, nessa temporada do Podcast Aptare vamos debater as opções de moradia para quem passa dos 60. Nesse primeiro episódio vamos falar sobre o envelhecer em casa. Será que dá para continuar morando na mesma casa em que se viveu por décadas? E, se for necessário se mudar, o que procurar no novo espaço?

Para discutir esse tema, convidamos Carolina Negreiros, de 64 anos, relações públicas e consultora de comunicações. Depois de morar 15 anos em uma espaçosa casa de 200 m2, Carolina resolveu mudar para um apartamento de 90 metros, onde mora sozinha. Também participa do papo a arquiteta e especialista em gerontologia Flavia Ranieri.