Podcast Aptare

T4 - E4: As ofertas de moradia pública

November 28, 2019

A falta de moradia adequada é um problema crônico no Brasil. São cerca de 33 milhões de brasileiros sem ter onde morar, segundo a Organização das Nações Unidas. Faltam quase 7 milhões de moradias no país, conforme dados da Fundação João Pinheiro sobre o déficit habitacional no Brasil.

A situação atinge também a população idosa, mas ainda são poucas as iniciativas públicas voltadas especialmente a essa população. O mais comum ainda são as instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). São 3.548 cadastradas no Ministério da Cidadania. Desse total, apenas 235 são públicas, bancadas pelos governos federal, estaduais ou municipais, ou mistas, quando há algum outro tipo de financiamento junto.

No entanto, há também outras iniciativas interessantes, ainda que em pequena escala, como o Programa Cidade Madura, um condomínio público em João Pessoa (PB) totalmente adaptado para os moradores idosos, e as repúblicas para idosos em Santos, no litoral paulista.

Para falar sobre essas possibilidades, convidamos Yeda de Oliveira Duarte, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenadora do estudo SABE – Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento, que também coordenou um estudo nas instituições de longa permanência para idosos registradas no Censo SUAS – Sistema único de Assistência Social – do Ministério da Cidadania. Também participa da conversa Maria Aparecida Amato Costa, de 74 anos, que reside na Vila dos Idosos no bairro do Pari, em São Paulo.