Podcast Aptare

T2- E3: Alzheimer: Além de remédio, o que mais ajuda no tratamento?

September 19, 2019

Setembro é o mês Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. E este é o tema da segunda temporada do Podcast Aptare.

Ainda que o Alzheimer não tenha cura, a associação dos medicamentos com terapias não medicamentosas pode ser muito benéfica para os pacientes. Já é comprovado por diversos estudos que o treinamento cognitivo melhora a cognição, as atividades da vida diária e a tomada de decisões por pessoas com Alzheimer em estágio inicial. Mas, além disso, quais outras atividades podem contribuir? Palavras-cruzadas realmente desafiam o cérebro e podem ajudar a postergar o Alzheimer?

Para falar sobre isso, a jornalista Lilian Liang, especialista em Gerontologia e diretora de redação da Revista Aptare, recebe a Maisa Kairalla, geriatra da Universidade Federal de São Paulo e  ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia seção São Paulo. 

Participam também da conversa Bete Lorca, professora aposentada, de 63 anos, que investe em diversas estratégias para manter a cognição do marido, que tem Alzheimer. E Tereza Brocado, artesã, de 77 anos, que tem um irmão com Alzheimer. Ela foi aprender a desenvolver games para ativar a sua memória e raciocínio e tentar prevenir a doença.

Play this podcast on Podbean App